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LOJA LIDL

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LOCALIZAÇÃO: Algés - Linda-a-Velha
DONO OBRA: Lidl & Companhia
FASE PROJECTO: Projecto de Licenciamento
DATA PROJECTO: 2005
DATA CONSTRUÇÃO: 2009
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 6 132,85m²
ÁREA DE INTERVENÇÃO: 10 842,25m²

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA

Arq.º Telmo Marques
Arq.º Pedro Cordeiro
Arq.ª Joana Maia
Arq.ª Márcia Godinho
Desenhadora Projectista: Paula Amâncio
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES
Departamento de Engenharia da Lidl & Companhia

O objectivo da LIDL de implantar uma loja na zona de Linda-a-Velha/Alto de St.ª Catarina, só veio a ser possível por substituição de uma unidade comercial anteriormente existente (inicialmente denominada Muzangala e ulteriormente Braz & Braz, Lda).
Por condição imposta pelos Serviços Municipais da Câmara Municipal de Oeiras a instalação pretendida só seria viabilizada se concorresse para uma óbvia requalificação das construções existentes e uma mais valia urbanística do local.
À partida, o desenvolvimento do trabalho estava assim fortemente condicionado entre os objectivos atrás enunciados e um forte controlo de custos sobre as opções a tomar em projecto de modo a lograr-se essa valorização.

Sendo a construção existente constituída por 3 pisos (um em cave), a intervenção passou pela demolição do piso superior e sua substituição, construção de uma nova estrutura concertada com a dos pisos inferiores e de desenvolvimento de um novo pavilhão adaptado ao layout da loja LIDL.

A imagem exterior foi valorizada pela constituição de um pórtico que confronta a Rua João Chagas e que se desenvolve em dois dos alçados, assinalando e dissimulando o volume monolítico do pavilhão cuja presença ressalta dos panos mais recolhidos e onde se aplicou uma forra cerâmica já associada à imagem de muitas das lojas da cadeia. No alçado Sul, que encerra o cais de cargas e descargas, conferiu-se ainda um cuidado especial no seu desenho em virtude de se orientar para uma zona constituída por um qualificado complexo de serviços.

A integração do equipamento foi ainda valorizada pelos arranjos exteriores a tardoz e na frente. A intervenção integra um parque de estacionamento para 150 viaturas a tardoz devidamente arborizado.