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PARQUE DE ESTACIONAMENTO EM ALMEIRIM

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LOCALIZAÇÃO: Almeirim
DONO OBRA: Câmara Municipal de Almeirim
FASE PROJECTO: Projecto de Execução
DATA PROJECTO: 2010
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 7 112,00m²

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA

Arq.ª Joana Maia
Arqª. Sara Florindo
Arqª. Márcia Godinho
Arqª. Sílvia Alves
Desenhadora Projectista: Paula Amâncio
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA:
Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º João Jesus

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELECOMUNICAÇÕES: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

INSTALAÇÕES ELECTROMECÂNICAS: Eng.º João Parreiro

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INTRUSÃO, REDE DE DADOS E CCTV: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

VENTILAÇÃO E AVAC: Eng.º João Parreiro

CONDICIONAMENTO ACÚSTICO: Eng.º Francisco Martins

COMPORTAMENTO TÉRMICO: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

SISTEMA DE DETECÇÃO DE OCUPAÇÃO, BILHÉTICA E CONTROLO DE ACESSOS: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

ESTUDO GEOLÓGICO E GEOTÉCNICO: Geocontrole, S.A

PLANO DE SEGURANA E SAÚDE (FASE PROJECTO) :Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º Thomas Gomes

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO : Eng.ª Nélia Miguel

MODELAÇÃO 3D: César Ruivo Arquitectos – Arq.ª Márcia Godinho


O Estudo prévio que se apresenta decorre de um Processo de candidatura a um Concurso Público promovido pela Câmara Municipal de Almeirim para construção de um silo de estacionamento automóvel numa zona central da cidade, num terreno servido por duas frentes para arruamentos de reduzido perfil transversal.

Esteve em causa a procura de uma solução de compromisso entre custos de realização, maximização de capacidade de estacionamento, minimização da perturbação no tráfego local e ainda redução do impacte urbanístico do equipamento de modo a lograr-se uma correcta integração do edifício num contexto urbano do centro histórico da cidade.

O terreno disponível corresponde a um vazio urbano de geometria muito irregular com cerca de 3 556,00m².

A solução encontrada aponta para uma capacidade de 255 lugares de estacionamento o que corresponde a um excelente rácio face à geometria do terreno, a qual foi conseguida num parque de 2 pisos sendo um encerrado ao nível do R/C e o outro descoberto ao nível da cobertura, ligados por duas rampas helicoidais separadas de modo a optimizar a fluidez na circulação interna. Para além da observância de todas as normativas aplicáveis designadamente em matéria de segurança contra incêndios a capacidade de estacionamento é complementada por um conjunto de células e serviços de apoio usuais neste tipo de equipamentos.