Facebook
PT | EN

REQUALIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO DE SAÚDE PÚBLICA

1
2
3
4


LOCALIZAÇÃO: Torres Novas
DONO OBRA: ACES
FASE PROJECTO: Estudo Prévio de Arquitectura
DATA PROJECTO: 2010
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 240,00m²

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA

Arq.ª Sara Florindo
Arq.ª Joana Maia
Arq.ª Sílvia Alves
Arq.ª Márcia Godinho
Desenhadora Projectista: Paula Amâncio
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA:
Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELECOMUNICAÇÕES: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INTRUSÃO, REDE DE DADOS E CCTV: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

MODELAÇÃO 3D: César Ruivo Arquitectos – Arq.º César Ruivo

A ACES - entidade regional de saúde - encetou um programa de requalificação de vários equipamentos sob a sua gestão, entre os quais constava o edifício de Saúde Pública de Torres Novas. O conjunto inclui um edifício de construção sólida e em bom estado – antigo dispensário do período do Estado Novo – e um pavilhão pré-fabricado a tardoz em muito mau estado de conservação que acolhe um ginásio de fisioterapia, uma sala de aparelhos, balneários e uma arrecadação de equipamentos para empréstimo.

O facto de pré-existir uma construção pré-fabricada num terreno de geometria muito irregular levou ao desaproveitamento de muitas parcelas esconças que o novo edifício - sendo uma construção dedicada e construída em moldes tradicionais - vai aproveitar na íntegra, gerando dentro de si próprio uma actividade mais estimulante com nítida vantagem quer para os utentes quer para os profissionais de saúde.

A edificação principal apresenta grande consistência estética, grande solidez e qualidade de construção e foi precisamente este valor arquitectónico que nos remeteu para um tratamento mais contido ao novo edifício – face às primeiras conceptualizações - pelo que a nossa preocupação foi lograr um edifício que conquanto adoçado ao primeiro, não lhe beliscasse nem disputasse a presença, mas que também por outro lado, de per si não fosse tão anódino que se remetesse ou se submetesse a um mera construção anexa do primeiro. O resultado a que se chegou foi o de duas arquitecturas autónomas que dialogam entre si e servem um mesmo conteúdo funcional.