Facebook
PT | EN

AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO DE PEDIATRIA DO HOSPITAL DE TORRES NOVAS

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10


LOCALIZAÇÃO: Hospital Rainha Santa Isabel – Torres Novas
DONO OBRA: Centro Hospitalar do Médio Tejo
FASE PROJECTO: Projecto de Execução
DATA PROJECTO: 2009
DATA CONSTRUÇÃO:
2010
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 291,65m²


EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA

Arq.ª Joana Maia
Arq.ª Márcia Godinho
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES

INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS: Arquest,Lda. – Engº. Carlos Costa

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELECOMUNICAÇÕES: Engº Amílcar Cristóvão

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa.

INTRUSÃO, REDE DE DADOS E CCTV: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

INSTALAÇÕES DE SOM: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

AVAC: Eng.º João Parreiro

CONDICIONAMENTO ACÚSTICO: Eng.º Francisco Martins


No quadro de reorganização estratégica do funcionamento em complementaridade dos três hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (Torres Novas/ Tomar/Abrantes) veio a ser retirada de Torres Novas (em pleno período da sua construção) a valência dos serviços de maternidade que assim foram centralizados em Abrantes.

Com o crescimento das solicitações no serviço de pediatria no Hospital de Torres Novas decidiu a administração promover a ampliação desse serviço para a ala que inicialmente estava reservada para Maternidade e que apesar de compartimentada, se encontrava encerrada e em tosco desde a construção.

Após o lançamento de um concurso limitado foi-nos adjudicado o projecto de ampliação e de reconversão dos serviços de maternidade para ampliação do serviço de pediatria.

De acordo com um programa definido em várias reuniões em que participámos com os diferentes órgãos de gestão do Hospital, a nossa intervenção consistiu basicamente em proceder à recompartimentação dos espaços de acordo com esse programa e, bem assim, lograr a ligação das redes de infraestruturas às redes gerais do edifício, enquanto que, em matéria de acabamentos e decoração, se procurou cumulativamente atender às exigências funcionais e ambientais de uma unidade de pediatria ao mesmo tempo que se procurou fazer a integração com as soluções pré-existentes nas demais alas do edifício.

Foram assim criados uma secretaria autónoma, uma sala de espera, vestiários, fraldários, gabinetes de enfermagem e diversos gabinetes médicos para consultas da especialidade.