Facebook
PT | EN

MORADIA V

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14

LOCALIZAÇÃO: Entroncamento
DONO OBRA: Sr. António Tomás Bento
FASE PROJECTO: Projecto de Execução
DATA PROJECTO: 2004
DATA CONSTRUÇÃO: 2008
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 655,20m²


EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA

Arq.º Gonçalo Mendes
Arq.º João Carmona
Desenhadora Projectista: Paula Amâncio
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA:
Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º David Murta

INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º David Murta

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELECOMUNICAÇÕES: Eng.º José Leitão

PLANO DE SEGURANÇA E SAÚDE (FASE DE PROJECTO): Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º David Murta

CONDICIONAMENTO ACÚSTICO: Eng.º Francisco Martins

COMPORTAMENTO TÉRMICO: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º David Murta

REDE DE GÁS: Eng.º Francisco Martins

MODELAÇÃO 3D: César Ruivo Arquitectos – Arq.º César Ruivo

O terreno é um lote com 5000,00m² com 30m de largo que se desenvolve em profundidade a partir da via de acesso, tem um povoamento disperso de pinheiro manso sobretudo na fase anterior do lote e uma inclinação suave mas constante descendo para tardoz.

Por definição do cliente o programa de habitação teria de ser desenvolvido num único piso – r/c -, sendo todas as áreas complementares de apoio situadas em cave o que incluía de entre outros garagem instalações técnicas, uma piscina coberta com spa, lavandaria, garrafeira e um ginásio.

A definição da implantação estava condicionada pelo alinhamento da moradia pré-existente a Poente, pela necessidade de reservar uma passagem para a parte posterior do lote a Nascente, pela orientação solar, desfrute de vistas. Também a natureza das principais utilizações ( piscina e ginásio) reservadas para a cave e a necessidade de iluminação e desafogo foram a pouco e pouco dando a indicação para a criação de um páteo como zona de estar exterior contíguas aqueles espaços, e assim paulatinamente se foi desenhando uma implantação em U com duas alas numa direcção convergente em ordem a assegurar as melhores vistas para a sala e a melhor insolação para os quartos.

Daqui decorre que a planta da habitação se encontra cindida em duas alas com funções distintas tendo a nascente a zona íntima dos quartos, a poente a zona social e a ligá-las um amplo hall de distribuição.

O piso de cave apesar de francamente aberto em torno do páteo encontra-se dissimulado conferindo ao piso principal uma imagem de grande horizontalidade aparentando estar em levitação pelo tratamento cromático em cinza escuro dado ao piso de embasamento, circunstância que é acentuada pelos consideráveis balanços dos corpos emoldurados das varandas.