Facebook
PT | EN

MORADIA III

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14

LOCALIZAÇÃO: Amiais de Baixo, Santarém
DONO OBRA: Eng.º Horácio Silva
FASE PROJECTO: Projecto de Licenciamento
DATA PROJECTO: 2006
DATA CONSTRUÇÃO: 2007
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 412,60m²

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA

Arqº. Ricardo Duque
Desenhadora Projectista: Paula Amâncio
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA:
Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

MODELAÇÃO 3D: César Ruivo Arquitectos - Arq.º Ricardo Duque

Pretendia-se uma moradia de expressão contemporânea para um jovem casal a implantar num lote situado colateralmente a uma via variante em Amiais de Baixo no concelho de Santarém.

A modelação da construção resultou assim da configuração do terreno, das panorâmicas oferecidas pelo terreno - que se encontra sobreelevado sobre um vale agrícola a SW - e ainda pela colateralidade à via referida. Por isso, fechou-se a construção a Nascente no alçado para a via e propôs-se um volume que gera um páteo com piscina para onde se abre toda a zona social e de lazer da habitação.

Internamente toda a concepção espacial se desenvolve de forma harmoniosa e centralizada na sala que, dispondo de um duplo pé-direito, oferece um mezanino que serve a zona de quartos do 1ºandar.

Para além de uma especial preocupação de privilegiar a luz de forma controlada, em termos de imagem a leitura do edifício é fortemente caracterizada pela existência de volumes simples e claros onde pontuam as molduras balançadas dos quartos do piso superior e a diferenciação cromática do cinza que assim visa acentuar alguns elementos.