Facebook
PT | EN

O LAR FERROVIÁRIO

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

LOCALIZAÇÃO: Bairro dos Lóios - Chelas
DONO OBRA: O Lar Ferroviário – Cooperativa de Habitação e Construção, CRL.
FASE PROJECTO: Projecto de Execução
DATA PROJECTO: PIP - 2000; Anteprojecto - 2002
DATA CONSTRUÇÃO: 2006/2007
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 11 033,05m²
ÁREA DE INTERVENÇÃO: 3 059,00m²

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA

PIP: Arq.º César Ruivo
Anteprojecto: Arquest, Lda. - Arq.º Telmo Marques
Projecto de Execução - Arquest, Lda. - Arq.º Telmo Marques / Arq.º Sara Florindo

ESPECIALIDADES

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA:
Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º David Murta

ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º David Murta

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELECOMUNICAÇÕES: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INTRUSÃO, REDE DE DADOS E CCTV: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

AVAC: Eng.º João Parreiro

INSTALAÇÕES ELECTROMECÂNICAS: Eng.º João Parreiro

CONDICIONAMENTO ACÚSTICO: Eng.º João Picado

COMPORTAMENTO TÉRMICO: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

REDE DE GÁS: Eng.º João Parreiro

MODELAÇÃO 3D:  Rui Ramos

O presente trabalho foi iniciado com um Pedido de Informação Prévia em 1999, cuja aprovação se arrastou até ao 3º trimestre de 2002, período em que, por decisão superior das instâncias superiores da Câmara Municipal de Lisboa, se ordenou uma alteração do PIP aprovado.
O projecto já com as correcções veio ulteriormente a ser desenvolvido e a dar entrada em Junho de 2003 sob a responsabilidade de um outro técnico, facto suscitado pela entrada em funções na Câmara Municipal de Lisboa do Arq.º César Ruivo, projectista inicial.
O desenvolvimento do estudo esteve condicionado logo à partida pela obrigatoriedade de se respeitar formal e morfologicamente um projecto elaborado e aprovado pela D.S.U. em 1975, da autoria dos Arquitectos José Leopoldo Vaz, António Pires Martins e Cândido Palma de Melo, que à época desenvolveram os Estudos Prévios para o conjunto de 5 lotes naquela frente.

O lote é constituído por três corpos morfologicamente distintos que, embora formando um volume contínuo, se encontram fisicamente separados entre si. Assim, correspondendo à antiga delimitação do Lote 245 (Edifício A), temos um 1º corpo anterior constituído por um bloco (Bloco A) que se desenvolve em altura e acolhe os pisos habitacionais e área comercial (10 pisos). No piso térreo e a tardoz deste, um corpo (Bloco B) de definição mais horizontal com 2 pisos , com uma definição paralela ao primeiro e com frente para a Praça recentemente construída, será afecto a Equipamento. Ambos os Blocos têm 2 pisos de cave em subsolo afectos a estacionamento e arrumos afectos às respectivas fracções.

O 3º corpo (Edifício B) que corresponde ao ex-lote 246, é constituído por um corpo de 2 pisos de comércio e serviços e 2 pisos em subsolo destinados a 84 estacionamentos pagos de utilização pública, com o objectivo de responder à escassez de estacionamento encerrado na zona. Faz parte integrante ainda deste edifício uma praça equipada com um parque infantil e zonas de descanso para a fruição de todos os residentes na zona.

Conforme determinação inicial, em virtude de já se encontrarem constituídos 4 lotes naquela banda seguindo uma única disciplina arquitectónica em matéria de ocupação, definição volumétrica e linguagem de alçados, o presente estudo assumiu desde logo essa condicionante, pelo que o esforço de concepção assentou na compatibilização de cotas a que estávamos condicionados, reestruturação do layout habitacional, valorização da empena e concepção e integração dos corpos de menor volume com uma preocupação de remate, requalificação e integração com a envolvente exterior.