Facebook
PT | EN

MORADIA VIII

1
2
3
4
5
6
7

LOCALIZAÇÃO: Casais do Maio, Várzea- Santarém
DONO OBRA: Engº Mário Neves Nico
FASE PROJECTO: Projecto de Execução
DATA PROJECTO: 2003
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO:425,15m²

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA
Arq.º Gonçalo Mendes
Arqª. Sara Florindo
Arqº. João Carmona

ESPECIALIDADES

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA:
Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELECOMUNICAÇÕES: Eng.º José Leitão

CONDICIONAMENTO ACÚSTICO: Eng.º Francisco Martins

COMPORTAMENTO TÉRMICO: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

REDE DE GÁS: Eng.º Francisco Martins

Esta moradia situa-se num terreno com 8.040,00m² em pleno meio rural no concelho de Santarém com uma pendente acentuada e orientada a Nascente, uma largura reduzida em todo o seu desenvolvimento e duas vias de acesso - uma a Nascente na zona de menor cota, por onde se fará o aceso principal e outra a Poente, no ponto mais alto, por onde se fará um acesso alternativo e de serviço. As panorâmicas são excelentes à medida que se sobe no terreno e oferecem-se a Nascente e a Sul por onde se desenvolve um vale.

A envolvente é caracterizada por uma paisagem pouco humanizada, só pontuada por construções num contexto de grande dispersão.

O P.D.M. estabelece para o local algumas restrições em matéria de delimitação da zona edificável, cérceas e parâmetros de edificação e para aqui os clientes pretendiam que o programa fosse resolvido com uma arquitectura de expressão contemporânea.

Dada a geometria do terreno e a sua forte inclinação, acabámos por implantar a edificação sensivelmente a meio do terreno – no ponto mais alto regulamentarmente autorizado, dispondo-se a construção ao longo de um eixo Nascente/Poente com um alçado Norte constituído com um muro opaco forrado a pedra calcária da região, por oposição ao alçado Sul profusamente aberto e acristalado, onde linearmente se dispõem os quartos que, conjuntamente com a sala, convergem e comunicam com a zona social exterior constituída pelo deck da piscina. É aqui nesta plataforma que o amplo desfrute de vistas acontece.

O alçado nascente, de chegada, oferece a única visualização da construção em dois pisos com a cave destapado em toda a sua dimensão à cota da praceta de acesso, enquanto o piso principal se oferece como um segundo piso com a vantagem de oferecer uma visão dominante sobre a paisagem.

A habitação tem um programa comum de 3 quartos no R/Chão e um outro no piso superior ao qual está adjacente um espaço de trabalho em mezzanine sobre a sala.
Por sua vez, ao nível da cave para além da garagem prevê-se um espaço de adega para convívios alargados que é complementado com um páteo com barbecue, cuja presença é dissimulada no conjunto da construção.

Em termos de presença na paisagem procurou-se que a edificação vista à distância se afirmasse com a sua horizontalidade diáfana, só sobressaltada pela casca curvilínea do tecto do espaço multiusos.