Facebook
PT | EN

RESTAURANTE "CHAFARICA DA TORRE"

1
2
3
4
5

LOCALIZAÇÃO: S. Domingos - Santarém
DONO OBRA: Eng.º Custódio Tomé
FASE PROJECTO: Projecto de Execução
DATA PROJECTO: 2000
DATA CONSTRUÇÃO: 2001
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 456,50m²

EQUIPA:

Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA
Arq.º Telmo Marques
Desenhador Projectista: Rui Ramos
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES

INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS:
Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

CONDICIONAMENTO ACÚSTICO: Eng.º Francisco Martins

No r/chão do lote 195 do Sector IV da Urbanização de S. Domingos, cujo projecto é também da nossa autoria, o proprietário de duas fracções pretendeu instalar um estabelecimento de restauração, não obstante as reduzidas dimensões das mesmas para o efeito pretendido.

Aceite o desafio, a dificuldade residiu em concertar o conceito e programa do cliente com as exigências legais. Era pretendido um espaço de petiscos com cerca de 40 lugares sentados, num ambiente simples, despretensioso e com apelo ao rústico.

Assim, depois de resolvidas e garantidas as condições de funcionalidade na cozinha/copa - de áreas muito reduzidas - a decoração da zona de estar pública assentou basicamente na utilização de 4 materiais: tijoleira de barro rústica no pavimento e nas paredes cerâmico de mono-cozedura, madeira e pedra calcária. O tecto falso de gesso cartonado estucado é decorado com barrotes de madeira.

O resultado final correspondeu às expectativas e actualmente o equipamento funciona como um dos espaços acolhedores da cidade com o reconhecimento de um excelente serviço gastronómico.