DESTILAÇÃO VINÍCOLA TORREJANA
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
LOCALIZAÇÃO: Torres Novas
DONO OBRA: Destilação Vinícola Torrejana
FASE PROJECTO: Projecto de Execução
DATA PROJECTO: 2003
DATA CONSTRUÇÃO: 2004
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 560,00m²
EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo
Colaboração:
ARQUITECTURA
Arq.º Sara Florindo
Arq.º Ricardo Duque
Desenhadora Projectista: Paula Amâncio
Secretariado: Manuela Carriço
ESPECIALIDADES
Eng.º Pedro Mira
Eng.º José Leitão
A obra corresponde à sede administrativa da Destilação Vinícola Torrejana.
À data em que fomos contactados para realização do trabalho já a construção se encontrava parcialmente executada encontrando-se construído em tosco toda a estrutura e a laje de cobertura.
Tendo a construção sido erigida espontaneamente sem projecto, obedecendo à ideia única de um edifício em U, veio a constatar-se que a estrutura não obedecia a qualquer métrica regrada nos vãos entre pilares e o pé-direito disponível era bastante reduzido. Estas condicionantes colocaram desde logo alguns constrangimentos à passagem dos ductos de climatização e outras instalações técnicas.
Assim, a nossa intervenção limitou-se a colmatar as limitações que encontrámos pelo que sendo a construção de um único piso, procurámos acentuar-lhe a horizontalidade dando-lhe maior dimensão e dignidade, fazendo-o com recurso à adopção de um embasamento e coroamento revestidos do mesmo material, escala e proporção, separados entre si por uma fachada recuada de vidro escuro espelhado, com caixilharia quadriculada, a qual funciona por fora da estrutura para assim dissimular a assimetria dos vãos entre pilares.
Para além deste aspecto, a segunda preocupação foi a de harmonizar a construção com as construções adjacentes conferindo-lhe autonomia formal, coerência, força e carácter impositivo. Para isso, para além da escolha e aplicação de um único revestimento no exterior, foi proposto um corpo/galeria porticada na frente a unir ambos os braços do U, com elementos de grande espessura e compacidade.