Facebook
PT | EN

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO SUL E ILHAS

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

LOCALIZAÇÃO: Santarém
DONO OBRA: Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas
FASE PROJECTO: Projecto de Execução
DATA PROJECTO: 1998
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 580,00m²

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA
Arq.º Fernando Cadaval
Arq.ª Ana Luisa Neves
Desenhadora Projectista: Paula Amâncio
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELECOMUNICAÇÕES:
A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

INTRUSÃO, REDE DE DADOS E CCTV: A. Cristóvão, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng.º Amílcar Cristóvão

O Sindicato dos Bancários solicitou-nos a elaboração de um projecto de execução para a sua delegação regional cujo programa integrava uma área social e uma área clínica para instalação dos serviços do SMAS.
Situado numa fracção que ocupa a totalidade de um piso com 633,00m² em semi-cave de um edifício da nossa autoria, trata-se de um espaço de geometria rectangular com entrada a meio, cujo centro é ocupado pelo volume do bloco de acessos verticais que serve todo o edifício.

O programa engloba duas áreas funcionalmente distintas pelo que a opção de projecto foi a de reservar para a ala esquerda a instalação dos serviços sociais, que integra uma secretaria, gabinetes de direcção, sala de reuniões, um centro de documentação, e uma sala com funções mistas de bar e zona de reuniões alargadas. Por sua vez, a ala direita é ocupada com uma zona de espera e um conjunto de 10 gabinetes de consulta, sendo dois equipados para estomatologia, uma sala de radiologia e arrecadações (que se implantaram a tardoz precisamente na zona de encosto ao terreno, com reduzidas condições de iluminação natural).

Todo o conceito de interiorismo assentou na aplicação de materiais que assegurassem um carácter institucional e qualificado, pelo que têm grande presença os apainelados de carvalho e a pedra calcária da região polida ou bujardada, pontualmente realçada com panos de granito preto polido.