Facebook
PT | EN

PLANO DE PORMENOR DAS CASAS ALTAS

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11

Trata-se de um projecto de Plano de Pormenor que foi desenvolvido pelo Arq.º César Ruivo no âmbito de funções que desempenhou enquanto responsável pelo Urbanismo na Câmara Municipal de Torres Novas.

No final dos anos 90, após a abertura da Av.ª 8 de Julho - que constitui o principal acesso ao centro da cidade de Torres Novas a partir da A23 - os terrenos contíguos ao cemitério numa zona designada por Casas Altas passaram a estar sujeitos a grande pressão urbanística, com os proprietários dos terrenos a apresentarem propostas de ocupação isoladas sem qualquer concertação e articulação de conjunto

Neste quadro, dando continuidade a uma prática estendida a todo o território da cidade, designadamente nas zonas sensíveis e de maior dinamismo, os serviços de Urbanismo promoveram para esta zona um Estudo Prévio de um Plano de Pormenor, com o intuito de concertar os diferentes interesses em presença e cumulativamente assegurar uma correcta estruturação urbanística.

A zona é delimitada a Norte pela Rua das Casas Altas, a Nascente e a Sul pela várzea agrícola do Rio Almonda e a Poente pela Av.ª 8 de Julho e o cemitério.

A área de intervenção é de 7,26Ha e propunha-se uma viabilidade de edificação que representava uma capacidade de alojamento de 332 fogos e 32 unidades comerciais, com um desenho urbano determinado pela preocupação de constituir quarteirões e frentes de acompanhamento às vias existentes.

A modelação do desenho é fortemente caracterizada pela frente curva na zona da rotunda a norte e no lado oposto a nascente pelos 5 edifícios isolados de 6 pisos na frente para a Várzea dos Mesiões. Conferiu-se ainda uma atenção especial à distribuição das cérceas por lote, com o intuito de preservar as tomadas de vista à distância a partir da Variante à EN 349 para o morro do castelo.

Apresenta-se aqui a restituição 3D do Plano, sendo que as directrizes do mesmo foram entretanto abandonadas, diferenciando-se em muito o que já existe construído e o que já se encontra aprovado pela Câmara Municipal de Torres Novas, da matriz do presente Plano.