Facebook
PT | EN

LOTEAMENTO DA QUINTA DA CAPELA

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15

LOCALIZAÇÃO: Entroncamento
DONO OBRA: Fontalgarve, S.A.
FASE PROJECTO: Desenho Urbano do Loteamento/Projecto de Infraestruturas e de Licenciamento dos Edifícios
DATA PROJECTO: 2004
DATA CONSTRUÇÃO: Previsão de arranque em 2012
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 45 956,55m²
ÁREA DE INTERVENÇÃO: 47 983,26m²
Nº DE LOTES; Nº FRACÇÕES: 36 Lotes, 350 Fracções

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA:

Arq.º Gonçalo Mendes
Arq.º João Carmona
Arq.º Ricardo Duque
Arq.º Telmo Marques
Arq.ª Joana Maia
Arq.ª Sara Florindo
Arq.ª Márcia Godinho
Desenhadora Projectista: Paula Amâncio
Secretariado: Manuela Carriço

ESPECIALIDADES

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA:
Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º Thomas Gomes

ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

ARRUAMENTOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa


INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa e Eng.º Thomas Gomes

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELECOMUNICAÇÕES: Eng.º José Leitão

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E TELEFÓNICAS DO LOTEAMENTO: Eng.º Álvaro Pires (ENEL)

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

CONDICIONAMENTO ACÚSTICO: Eng.º Francisco Martins

COMPORTAMENTO TÉRMICO: Arquest, Arquitectura, Estudos e Projectos, Lda. - Eng.º Carlos Costa

REDE DE GÁS: Eng.º Francisco Martins

PAISAGISMO E ARRANJOS EXTERIORES: Arq.º César Ruivo e Eng.º Carlos Costa

MODELAÇÃO 3D: Arq.º Telmo Marques

A Quinta da Capela é um terreno com 5Ha, situado a Sul da cidade do Entroncamento que faz fronteira com os terrenos de elevado potencial agrícola da planície aluvionar das margens do Tejo. O facto de estar compreendida no limite urbano da cidade, levou a que os seus proprietários nos tivessem adjudicado em 1997, os projectos de loteamento, infraestruturas da urbanização e de licenciamento da totalidade dos edifícios.

Tratou-se de um trabalho desenvolvido de forma integrada e interactiva entre as fases de estruturação do “masterplan” e a definição arquitectónica dos edifícios.

O desenho urbano do loteamento foi em termos de estruturação condicionado pela necessidade de se garantir a acessibilidade a partir da rede viária existente a Norte e pela compatibilização da rede viária e eixos de circulação pedonal com uma urbanização entretanto realizada a Nascente.

Estando todos os edifícios limitados a uma cércea máxima de 4 pisos a composição da morfologia urbana assenta genericamente numa estruturação em quarteirão e em dois conjuntos em banda.

Partindo para a qualificação do espaço público, as vias são de largo perfil com passeios arborizados, sendo de relevar as duas Alamedas de entrada na urbanização – a Norte e Nascente - que com uma placa central de dimensões generosas conferem um cariz nobre e prestigiante a todo o empreendimento.

Não obstante, nos ter sido adjudicado a totalidade dos projectos de arquitectura - o que, de per si, garante a defesa do risco de uma diversidade de arquitecturas descontrolada - tratando-se de uma operação que envolve 36 lotes e 350 fogos/fracções, houve a preocupação de evitar riscos de uma potencial saturação de imagem e ambiência urbana, propondo arquitecturas muito diferentes de quarteirão para quarteirão acentuando ainda essas diferenças através do desenho dos alçados, dos materiais de revestimento e até das próprias propostas cromáticas.

Nesta conformidade, conquanto vinculadas a uma plástica e expressão contemporâneas, as arquitecturas expressam conceitos e leituras autónomas na procura de diversidade entre conjuntos que asseguram a qualidade do ambiente urbano nas nossas cidades.

O alvará de loteamento está emitido desde 2004, as infraestruturas encontram-se integralmente realizadas e prevê-se que a construção dos edifícios se inicie ainda durante o corrente ano.