Facebook
PT | EN

LOTEAMENTO DOS FOROS DA CATRAPONA

1
2
3
4
5
6

LOCALIZAÇÃO: Foros da Catrapona, Seixal
DONO OBRA: Suinaves, S.A.
FASE PROJECTO: Estudo Prévio
DATA PROJECTO: 2007

PARÂMETROS URBANÍSTICOS:
ÁREA DE INTERVENÇÃO:
9,5Ha
Nº DE LOTES: 111
Nº DE LOTES DE HABITAÇÃO COLECTIVA: 16
Nº DE LOTES DE MORADIAS: 94
Nº DE FOGOS DE HABITAÇÃO COLECTIVA: 225
Nº TOTAL DE FOGOS: 319
ÁREA TOTAL DE CONSTRUÇÃO: 45 600,00m²
ÁREA TOTAL DE HABITAÇÃO: 42 360,00m²
ÁREA TOTAL DE COMÉRCIO: 3 240,00m²

EQUIPA:
Coordenador Arq.º Urbanista César Ruivo

Colaboração:

ARQUITECTURA

Arq.ª Joana Maia
Arq.ª Sara Florindo

O Processo foi iniciado com uma prestação de Consultoria Imobiliária para apoio à proprietária do terreno - Suinaves, S.A. - num processo de negociação com a Comissão de Moradores e Câmara Municipal do Seixal, com vista ao encerramento e desactivação de umas instalações de suinicultura com a subsequente operação de reconversão urbanística do prédio situado em pleno centro urbano de Foros de Catrapona.

A zona estava sob a jurisdição de um Plano de Pormenor eficaz que decretava a não edificabilidade do prédio mas as inconveniências ambientais da laboração da unidade levaram os poderes públicos a aceitar a reconversão do prédio o que implica a revisão do Plano.

Para além de todo o processo negocial - assente numa proposta por nós elaborada de resolução perequativa relativamente aos encargos de reinfraestrutração - e já que se está em presença de um tecido urbano de génese informal, impunha-se igualmente em simultâneo integrar no mesmo protocolo os termos e as condições de edificabilidade com os parâmetros urbanísticos que garantissem a sustentabilidade económica da operação.

Constituindo a propriedade pela sua dimensão (9,5Ha) e localização a única oportunidade para gerar uma centralidade numa imensa envolvente construída, todo o perfil da urbanização decorre deste objectivo previamente concertado com os serviços municipais.

Assim, atenta a geometria da propriedade face à malha urbana envolvente a conformação do desenho urbano estruturou-se em dois sectores:

- Uma área central de geometria regular e ortogonal por onde se distribuem duas bandas de edifícios de habitação de 4 pisos+cave dispostos paralelamente às vias existentes e ainda um núcleo central de um conjunto edificado encerrado sobre si mesmo, também de 4 pisos+cave que emoldura a Sul uma praça pública e uma zona de equipamento com o objectivo de assegurar a almejada “centralidade”.

- Um outro sector a Nascente, de geometria irregular, que será ocupado por 94 lotes de moradias unifamiliares, isoladas, geminadas e em banda que pela amenidade do local e excelentes acessibilidades (estação da Fertagus, A2, EN 10 e Parque Industrial do Seixal num raio de 2kms) se concebem com um padrão dirigido a um target médio-alto.