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PLANO DE PORMENOR DA ZIBREIRA

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LOCALIZAÇÃO: Zibreira – Torres Novas
DONO OBRA: Grupo de Proprietários
FASE PROJECTO: Estudo Prévio de P.P.
DATA PROJECTO: 1994
ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 300 000,00m²

O Plano de Pormenor do Parque de Actividades de Zibreira, situado no extremo Norte/Poente do concelho de Torres Novas, corresponde a uma zona situada no quadrante Sul adjacente ao nó do entroncamento entre a A1 (auto-estrada Lisboa-Porto) e a A23 (auto estrada de penetração no interior, ligando Torres Novas a Vilar Formoso).

Com a construção em simultâneo daquelas duas importantes infraestruturas rodoviárias no dealbar dos anos 90, e pela singularidade da localização estratégica daquela área, desde logo o município de Torres Novas desenvolveu iniciativas, contactou os diferentes proprietários e promoveu a elaboração de um Estudo Prévio de um Plano de Pormenor.

Uma zona excepcional no âmbito de acessibilidades no contexto do País, um zona de espaço e paisagem aberta, com excelente exposição sobre estas duas vias, levaram a que se tivesse delimitado uma área de 110Ha que se desenvolvem segundo uma geometria algo quadrangular e cintada em três das suas delimitações por estradas nacionais e uma estrada municipal que a delimita a Sul. Estava implícito o reconhecimento de que aqui fisicamente se reúnem condições para instalar a melhor plataforma para implantar um Parque de Negócios ou uma Área de Actividades Logísticas.

Esta realidade foi prontamente apreendida pela maior parte dos proprietários, muito dos quais reconhecendo que o layout deste estudo se desajustava e muito da definição cadastral dos prédios e, por estritas razões de ordem prática, nos solicitaram uma reformulação do estudo em ordem a permitir a transformação faseada e paulatina no tempo, do que resultou a proposta actual.

Para além de uma ocupação colateral às duas importantes vias rodoviárias com pavilhões de grande dimensão, a nova proposta de ocupação poder-se-á caracterizar por ser estruturada por uma via que em si constitui um anel de circulação sendo ligada por vias de distribuição que se entrecruzam perpendicularmente e que de forma simples e directa, asseguram uma acessibilidade entre os diferentes pontos da urbanização.

A meio da área, em zona central, e segundo uma direcção Sul/Norte reserva-se uma área verde de enquadramento não edificável que acolhe uma linha de drenagem natural de águas pluviais.

As zonas de Serviços Comuns estão localizadas junto à rotunda da entrada num lote que alberga uma multiplicidade de funções e que alberga Hotel, Restaurante, Cafetaria, Posto de Abastecimento, Oficinas, Agência Bancária e Correios. No cunhal oposto a Sul, propõe-se um lote de Equipamento que albergará um Centro de Formação, um espaço multiusos e ainda um pequeno Posto de Bombeiros e de Primeiros Socorros.

Também com o objectivo de dar resposta aos diferentes tipos de procura a área foi estruturada em sectores de pequenos, médios e grandes pavilhões.

Por último refira-se que, subjacente ao desenho urbano, existia um projecto de execução perequativa que, por falta de apoio e liderança dos poderes públicos, não se implementou tendo a transformação até aqui decorrido de forma paulatina e à revelia do ordenamento proposto.